sábado, 19 de junho de 2010

O Adeus a Saramago

Pelo que me apercebo, Saramago era amado ou odiado. Acho que ninguém era indiferente á sua forma de estar no mundo.

Como todos os intelectuais, era um excêntrico que se dava ao luxo de dizer e fazer o que lhe apetecia e ia na alma. Não foi muito agradável relativamente a Portugal, mas não é verdade que todos nós passamos a vida a dizer mal e a queixarmos-nos do estado da Nação? Ele talvez tenha sido demasiado transparente relativamente aos seus pensamentos e tenha partido para Espanha - Lanzarote para nunca mais voltar, a não ser agora que já não lhe faz qualquer diferença. Esta atitude custou-lhe a popularidade, mas o que lá vai, lá vai.

A única coisa que me causa espécie, é como é que ele conseguiu viver todos estes anos em Lanzarote. Sim, porque quando lá estive, estava nortada de manhã à noite e tão forte que os ouvidos ao fim do dia zumbiam qual enxame de abelhas... por favor!! Para mim fiquei fartinha daquela terra. Muito interessante, sem dúvida, mas nunca mais! Não sei como ele aguentou tanto tempo...

Não sou particularmente fã de Saramago: nunca consegui ler um livro dele. Ainda tentei mas acheio intragável. No entanto respeito-o e lamento a sua morte.
Também acho um exagero o excesso de cobertura que os media estão a dar a este assunto. Deve ser uma forma de entreter o povo e desviar a atenção de coisas mais preocupantes...

1 comentário:

Coisas Miméticas disse...

Olá,

Chamo-me Daniela e gostava de apresentar o meu blog, com peças feitas por mim:

www.coisasmimeticas.blogspot.com

Dúvidas ou sugestões: coisasmimeticas@gmail.com

Obrigada!

Daniela – Coisas Miméticas