domingo, 29 de julho de 2018

Novamente o EcoCaminho - Papeleiras, onde estão que vos não vejo?

Bom domingo para todos! Hoje está um dia lindo e como é meu costume lá fui fazer o meu passio higiénico pelo EcoCaminho que eu tanto adoro.

Como sabem, e já o disse, o EcoCaminho é uma iniciativa louvável para todos quantos gostam de praticar atividade física ao ar livre. Por isso, peço desculpa, mas hoje venho novamente apontar uma fragilidade deste percurso.
Apercebi-me que, por ver tantos lixos nas bermas do EcoCaminho, que durante todo o percurso - 1.770 mts x 2 - existem apenas 5 papeleiras.

A saber: a 1ª junto aos semáforos da antiga passagem de nível; as 2.º, 3.º e 4.º junto ao Parque Infantil (assim todas juntinhas para não se sentirem sozinhas) sendo que uma estava no estado que a foto pode comprovar e a 5.ª no outro extremo do percurso.

Ora, à boa maneira Portuguesa, ninguém está para guardar no bolso, mochila, sacocha, carteira e afins um lixo qualquer que transporte. Faz-se o lixo, deita-se para a berma, pois então! E dirão esses mesmos "Não vi nenhum caixote de lixo..." e com uma certa razão.

Dado o tipo de pessoa que é o Tuga, não seria de reforçar o número de papeleiras e a sua manutenção?

Já para não falar nos dejetos dos animais, que felizmente, não estão no percurso principal, mas sim nas bermas - cerca de 70% dos utilizadores do percurso veem com um ou mais cãezinhos pela trela (às vezes sem trela).

Talvez fosse de pensar em criar, também para eles cãezinhos, um espaço próprio para fazerem as suas necessidades. Bem sei que os cãezinhos só fazem onde lhes  apetece, mas é uma questão de hábito, deles e dos donos.

Até lá, sejam mais civilizados e respeitem o que é de todos (que normalmente não é de ninguém) e façam como em vossas casas: lixo no lixo. No Japão, para quem não sabe, não existem papeleiras e não se vê um lixo no chão.

Boa semana!

Sem comentários: