quinta-feira, 4 de junho de 2009

Quando é que se abrem os olhos e as mentalidades?!?!?!

Como já tive oportunidade de vos dizer, sou apaixonada por praia. Sempre que posso vou à praia, mas confesso que o faço muito mais no Verão do que no Inverno. Pois bem, estamos quase a inaugurar a época balnear e a Semente – Associação de Voluntários da Lipor, entidade onde trabalho, resolveu levar a cabo uma acção de limpeza de praias.

Imediatamente sugeri a praia da Aguçadoura, que na minha opinião é uma das praias mais bonitas que conheço e que eu frequento. Esta praia fica na Póvoa de Varzim e, como não é concessionada, está bastante suja e descuidada. Assim, no passado Sábado dia 30 de Maio, metemos mãos à obra e lá fomos, os voluntários e um punhado de outros preocupados com estas questões ambientais, limpar a praia. Obviamente que fiz uma ampla divulgação do evento, inclusivé pelos meus amigos surfistas, que sempre pensei que aderissem em massa, mesmo porque todos eles frequentam esta praia e, ao longo de tantos anos de convivio, temos passado lá muito bons momento. Mas, uma vez mais, a decepção foi enorme. Para a limpeza apenas apareceram dois e um deles era o meu marido. Os restantes ( e três deles estavam na praia) não se importaram minimamente com o gesto. Mas muitos mais surfistas estavam na praia e nenhum sequer se aproximou para perguntar o que faziamos com sacos de lixo e luvas nas mão debaixo de um sol abrasador.

Não perguntaram porque sabiam perfeitamente o que era e não queriam correr o risco de serem confrontados com a pergunta “Queres ajudar?”. Cada vez me convenço mais que isto de ser surfista é um copo meio vazio. Um surfista completo ama a praia e preocupa-se com o seu estado. Mas estes gestos e estas atitudes só vêm provar que os surfistas só gostam das ondas (e quando são boas) e não pensam que a saúde do mar e da praia que frequentam depende intimamente do seu estado de conservação. Não pretendo com estas iniciativas ser a salvadora do mundo – com muita pena minha – mas, pelo menos, ajudar a minimizar um dano que cada vez é maior e mais irreversível.

Também não pretendo com isto meter todos os surfistas no mesmo saco: ainda acredito que existam alguns preocupados com estas questões! Apenas não sei deles!
Uma vez mais, se todos se unissem para ajudar, a praia seria um local muito melhor para conviver e poderiamos até repetir muito mais vezes estas acções!

Sem comentários: