terça-feira, 15 de setembro de 2009

1808

É o título do livro que estou actualmente a ler. Comprei-o no passado mês de Agosto, por impulso, na FNAC (confesso que mais atraente para mim do que o título, foi o preço: 6,75€!). O autor é Laurentino Gomes, Brasileiro de nascença.
Não se pode dizer que seja assim um livro espectacular, mesmo porque é uma narrativa e não um romance ou uma história com personagens, mas é de muito fácil leitura e ligeiro.
O livro aborda a fase da história de Portugal em que o Rei D. João e a Rainha Carlota Joaquina fugiram para o Brasil, escapando assim à invasão Napoleónica e levando consigo entre 10.000 e 15.000 pessoas (segundo relatos da época), ou seja, toda a corte e mais uns quantos, numa das maiores fugas que Portugal pôde testemunhar.

O que mais gosto do livro são as descrições sobre a forma como se vivia na época: Carlota Joaquina casou com D. João por procuração quando tinha apenas 10 anos (imagine-se!) vindo a conhecê-lo um mês depois e consumando-se o casamento apenas 6 anos depois!! (pelo menos neste aspecto eram sensatos!!).

D. João, por aversão à mudança, usava sempre as mesmas roupas e como não gostava de tomar banho (há notícia de apenas 1 banho em 13 anos que D. João esteve no Brasil! CREDO!!) cheirava como poderão imaginar.

Muitas outras curiosidades estão ao dispor neste livro, que, embora não seja assim nada de espectacular, não deixa de ser curioso e divertido. Recomendo a sua leitura!!

4 comentários:

Gema disse...

Parece-me bem interessante e um livro a comprar...
Eu já tenho uma pilha de livros para ler bastante grande, mas o livro que estou a ler, nunca mais acabo de ler - A Fogueira das Vaidades.
Eu tenho uma panca, quando começo um livro por mais mau que seja, não consigo começar outro enquanto não acabar o que comecei - pancas enfim... :P
Bem, mas obrigado pelo conselho ;)

Bjs

Gema disse...

Olá!
Tens um selinho nos filmes da gema ;)
Bjks

Gema disse...

Olá mais uma vez ;)
Tens 4 selinhos no mundo da gema :P
Bjks

Ritucha disse...

Oi Gema,
Desculpa a minha ignorância, mas não sei como fazer com os selinhos... é suposto colocar no meu blog?
Obrigada pela lembrança ;-)