domingo, 7 de março de 2010

Inverno Interminável

O ano passado por esta altura, mais precisamente a 9 de Março, comecei a ir andar ½ hora a pé de manhã antes de ir trabalhar e fi-lo durante um mês seguidinho, sem interrupções (embora o tenha continuado a fazer até ao final do Verão, sempre que não chovia). Nunca choveu, esteve sempre sol e os dias já nos brindavam com uma luz magnífica logo pela manhã: Era a Primavera a querer despontar. Essa estação maravilhosa à qual eu comparo a um oásis numa travessia pelo deserto que é o Inverno. Embora a hora ainda não tivesse mudado, às 7h15 da manhã já era dia e aquela ideia amarga do Inverno já estava distante.

O que se passa então este ano? Não pára de chover e, embora não esteja muito frio, está uma temperatura muito desagradável… Não vejo boas perspectivas para ir dar a minha voltinha matinal, visto hoje estar um daqueles dias de deprimente Inverno.

E, quando me falam de NEVE, até se me revoltam as entranhas. Atenção: eu adoro férias de Neve, é verdade. Mas com um Inverno tão profundo como o que estamos a ter, quem pode querer NEVE?!?!?!?! Se estivesse-mos s passar por um Inverno seco e quente, aí tudo bem… mas com esta chuva e este frio que nos persegue há quase 5 meses seguidos, como é que se pode desejar NEVE?!?!?!?!?!

Este ano, mais do que os anteriores, estou muito desejosa da chegada do Verão. Claro que, umas férias nos trópicos poderiam ajudar a superar esta angústia, mas o que me apetece mesmo é o nosso Verão Português: aqueles dias intermináveis de praia das 08h00 às 20h00 na Aguçadoura sem vento e um mar clássico, os rapazes a darem altas surfadas, as raparigas a pôr a conversa toda em dia, umas longas caminhadas pelo areal para manter a forma, ao fim do dia ir jantar a uma esplanada com um vento morno a bater na cara e no dia a seguir repetir tudo de novo… Uma temperatura de fazer transpirar todo o dia e de nos deixar mais moídos do que farinha ao fim de uma jornada de trabalho, mas com a alegria do calor e da claridade do sol que parece nunca mais se pôr…

Como se tudo não basta-se, ontem o Jorge chegou-me ontem a casa com a terrível notícia que a “Praia do Social”, na Aguçadoura, está sem areia… Como é possível?!?!?!?! A “minha” praia sem areia!?!?!?!? Como vai ser no Verão? Para onde vou então nessa altura gozar os meus merecidos descansos?!?!?!?! Será que recupera até ao Verão? Será que a natureza repõe toda a areia roubada até lá? Fiquei completamente derrotada com esta notícia…

Para quem não conhece a Aguçadoura, não sabe do que estou a falar. Para quem conhece a Aguçadoura há-se dizer que chalei completamente, mas a Aguçadoura é das praias mais bonitas do mundo (e olhem que já vi muitas e paradisíacas…). Se pudesse, viajava sempre com ela na bagagem e para qualquer lado que fosse, estendia-a como uma toalha e desfrutava dos seus confortos…

Se calhar já estou a delirar, mas realmente a ideia de ficar sem praia põe-me completamente desnorteada. Espero que a natureza se lembre de mim e me contemple com uma nova Aguçadoura no Verão.

Sem comentários: