domingo, 28 de fevereiro de 2010

E agora o Chile

Pois... como se já não houvessem desgraças suficientes, em que a última nos abalou tão de perto, com a tempestade e a destruição massiva da nossa tão bela Ilha da Madeira, agora foi a vez de um terramoto de grau 8.8 na escala de richter no Chile, com alerta de Tsunami para o Oceano Pacífico, que prevê afectar toda a costa do Chile, Panamá, Costa Rica, Equador, Colômbia, Perú, Antárctica, Japão, Filipinas, Austrália e Havai. Entretanto já se registaram mais de 60 réplicas e muitas de magnitude elevada - 6/7 pontos na escala de richter.

Este terramoto foi 800 vezes mais intenso do que o que se fez sentir no Haiti. A diferença, em termos de sismo, é que o do Chile ocorreu a uma profundidade bastante maior que o do Haiti que foi mais à superfície, o que explica a intensidade dos estragos no Haiti. A diferença em termos de catástrofe Humana é que o Chile não vive nas condições miseráveis do Haiti. Daí, não houve tantos mortos nem tantos estragos. No entanto, afectou mais de dois milhões de pessoas e matou (até à data) mais de 300 pessoas, estando cerca de 15 desaparecidas.
Todos estes fenómenos dão que pensar. Obviamente que não acho que estejamos no fim dos tempos, embora esse dia há-de chegar. No entanto, isto é demonstrativo de que a Terra se está a "ajeitar", ou seja, parece que esteve todo este tempo na mesma posição e agora disse: "Ora bem, deixa-me cá virar para o outro lado que já me doem as costas..." e aqui está o resultado: mortos, desalojados, catástrofes naturais, o que nos vem lembrar o quanto a Terra é poderosa e como somos meros adornos à superfície...

1 comentário:

Daniela Malmequer ♥ disse...

Tantas catástrofes naturais já me fazem sentir medo. Este mundo anda mesmo de pernas para o ar :(

♪ Beijinho