sábado, 13 de fevereiro de 2010

Dar Sangue é...

...dar vida! Já todos nos fartámos de ouvir esta frase que ao longo de vários anos tem feito parte de uma persistente campanha do Instituto Português do Sangue (IPS) na tentativa de angariar mais dadores deste liquido único, inigualável e mágico!
Mas, parece-me que o slogan fica apenas nas palavras e no papel, pois não tem assim um grande efeito nos cidadãos.

Hoje ouvi nas notícias que o IPS tem apenas reservas para dois dias, em parte por causa da greve dos enfermeiros e, consequentemente, da falta de colheita, mas em grande parte por falta de dadores. A zona mais visada é Lisboa, mas isto faz-se sentir um pouco por todo o país.

Vamos lá, no Verão é porque está toda a gente na praia e é uma maçada muito grande termos que nos abalar com o calor que se faz sentir até a um hospital para cumprir o nosso dever cívico. OK. E no Inverno? Qual é a desculpa? Depois do Natal, bem alimentados e nutridos, até vem a calhar descomprimir e renovar as nossas células, não acham?

Eu sou dadora de sangue há cerca de 10 anos. Dou sangue no IPO do Porto e posso desde já garantir que: não doí nada, o tratamento é 5 estrelas, obrigam-nos a comer (boas notícias para os comilões!!), torna-nos isentos de taxas moderadoras no acesso aos cuidados médicos e, acima de tudo, é um bálsamo para o ego e para a nossa consciência. Estou também inscrita no Centro de Histocompatibilidade (Medula Óssea) e espero ser um dia compatível com alguém.

Depois de todos estes argumentos, do que estão à espera para ir dar Sangue? Que chegue o Verão e com ele uma nova desculpa? É certo que, hoje em dia, está na "moda" ser dador de medula óssea (o que é de louvar). Mas não se esqueçam que a dádiva de sangue é tão ou mais importante que a de medula. Provavelmente salvará mais vidas!!

2 comentários:

Daniela Malmequer ♥ disse...

Há imenso tempo que ando a dizer que me quero tornar dadora de sangue, e tenho mesmo de tratar disso. Acho que se todos, que podem, doassem sangue, a vida era mais fácil!
É bom que pessoas como tu, usem este espaço lido por milhares para falarem de um assunto tão importante. Parabéns!

♥ Beijinho ♥

Ritucha disse...

Olá Ni,

Obrigada pelas tuas palavras. Realmente, um gesto tão pequeno pode aliviar o sofrimento de tantos! A próxima etapa é tornar-me dadora de plaquetas no IPO. Para eles as plaquetas são mais importantes do que o sangue propriamente dito e para nós dadores não é tão violento em termos de recuperação.
Pensa neste assunto e torna-te tu também dadora!
Bjs e obrigada por me visitares!!