quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Fomos donos do Mundo...

Acabei agora de ler "O Códex 623". Não tem nada a ver com "A Ilha das Trevas", dado que o registo de escrita é totalmente diferente, mas faz-nos um relato, embora com alguma ficção à mistura, de factos reais.

Adorei o livro porque, em primeiro lugar, aprendi (de novo) muitas coisas que estavam arrumadas no fundo do "sótão" cerebral sobre a História de Portugal e dos Descobrimentos e, em segundo lugar, porque me senti extremamente orgulhosa de nós, Portugueses, que já fomos donos do mundo (ok, a meias com os Espanhóis...!) e ainda por cima nos demos ao luxo de dividir a Terra conforme melhor nos convinha - o célebre Tratado de Tordesilhas que dividiu a Terra ao meio entre Portugueses e Espanhóis.

Mas, como é possível que uma potência mundial da época dos Descobrimentos como foi Portugal, com homens tão bravos e heróicos, capazes de enfrentar Oceanos tenebrosos e desconhecidos, movidos pelo desejo da conquista e da descoberta, a maior parte das vezes rumando para o desconhecido, tenha caído no mais profundo desconhecimento internacional? Valha-nos o Cristiano Ronaldo, ou eramos mesmo ignorados!

Não consigo compreender nem aceitar tal coisa! Enquanto os Espanhóis ainda acreditavam firmemente que a Terra era plana, já nós sabiamos com toda a certeza que ela era redonda e já andavamos aí para trás e para a frente a descobrir tudo e mais alguma coisa e agora... eles metem-nos num bolso!

Enfim... recomendo esta leitura a todos e, embora também tenha à mistura alguma tragédia, estou certa de que não se irão arrepender!

2 comentários:

Gema disse...

Já comprei todos os livros dele, excepto o último - A Vida Num Sopro.
Dele, a seguir a Ilha das Trevas, vai seguir-se o 2º (uma opção minha seguir pela ordem que ele lançou os livros) - A Filha do Capitão - só mesmo quando acabar este Fogueira das Vaidades, que infelizmente, não estou a gostar muito :(

Mas sobre o que escreves, eu também me pergunto muitas vezes, como fomos capazes de ter sido um Povo, com P grande e agora somos um povinho... gostava mesmo de perceber como foi que isto aconteceu :(
Bjs

Francisco Castelo Branco disse...

estou curioso para ler esse livro

Ainda está para ler