sábado, 31 de maio de 2008

A comida

Em Bali, a comida é tipicamente asiática: muito picante e cheia de sabores diferentes como o leite de coco, o caril, a soja e mais umas quantas especiarias que tornam os pratos absolutamente deliciosos!

O prato “Rei” em Bali são os Fried Noodles, ou como eles lhes chamam “Mi Goreng”. É uma massa de arroz salteada com legumes, ao que se poderá adicionar frango ou marisco, dependendo do gosto, um ovo estrelado em cima e temperada com MUITO picante, caril, soja e uma pitada de sal.

São deliciosos! Todos os dias era o meu almoço e por vezes o jantar também. Não admira que tenha voltado completamente enjoada de comida asiática!!

Os melhores que comi em Bali e em qualquer outro país asiático onde estive (na Tailândia e em Singapura também fazem) foram os do Warung da praia de Uluwatu. Deliciosos! Inclusive, estive na cozinha a aprender a prepará-los com a cozinheira. Não é nada complicado. Acho que já me safo bem a fazê-los.

Outro prato também muito típico, é o arroz frito ou Nasi Goreng como é chamado por aquelas bandas. É em tudo semelhante ao Mi Goreng, mas em vez de ser massa, é arroz. Este prato é comido pelos locais ao pequeno-almoço! Como o dia começa muito cedo (às 6h00 já é dia e muito quente) cai muito bem um pequeno-almoço reforçado. Como eles comem muitas vezes ao dia, estes dois pratos são excelentes pois são rápidos de preparar e muito baratos.

Comemos também algum peixe que eles diziam ser fresco e que sempre me pareceu ser Atum e muitos pratos de frango, como por exemplo Satay que são pequeninas espetadas de frango grelhado, acompanhadas com arroz branco cozido e com molho de manteiga de amendoim. Escusado será dizer que, também estas espetadinhas, MUITO picantes!

Claro que, com a globalização, já existem restaurantes das mais variadas cozinhas do mundo: Japoneses, Italianos, Mediterrânicos, Tailandeses e inclusive o celebre MacDonald’s e a Pizza Hut. Não vimos por lá nenhum restaurante Português para matar saudades, mas também, chegámos à conclusão que eles não sabem muito bem onde fica Portugal!

As bebidas eram invariavelmente um sumo de fruta (banana, papaia, ananás, melancia ou um mix destes todos) ou uma Bintang, que é a cerveja mais consumida em Bali.

Para sobremesa comia-mos quase sempre uma Panqueca de Banana acompanhada com dois “baldes” de Bali Kope, que é um café muito fraco, tipo cevada, típico de Bali. Também cheguei a provar um doce de arroz preto com leite de coco e banana, super enjoativo pois era servido quente, mas muito na onda do nosso “arroz doce”.

A fruta, essa, dispensa apresentações. Tropical e muito docinha, era comida sempre ao pequeno-almoço e também ao lanche na forma de Salada de Fruta, mas não daquelas saladas de frutas a que estamos habituados com fruta cortada sabe Deus há quanto tempo e mergulhada numa calda de açúcar com sumo de laranja. A salada de fruta em Bali é feita de fruta cortada em grandes pedaços e regada com mel. O prato chegava-nos às mãos qual castelo de cartas. Era difícil não deixar cair nada de tão cheio que estava!

Nos sítios menos turísticos, mais típicos, vinha sempre uma colher e um garfo a acompanhar o prato. Apenas nos restaurantes mais turísticos, traziam um faca e um garfo. No inicio é difícil habituarmo-nos a comer de colher (já lá vão muitos anos!), mas ao fim de 3 ou 4 refeições, já estamos habituados. Como a comida também não tinha muito que cortar, não havia grande problema. No entanto, comer com a mão esquerda, é considerado um gesto porco, portanto, a evitar.

Os Hindus da Índia são vegetarianos, mas os Hindus de Bali podem comer peixe, galinha, vaca e porco pois crêem que os Deuses também comem estes animais. Não comem nada daqueles animais de estimação como o gato e o cão, mas quando lhes perguntei se comiam coelho, responderam-me que não pois era muito caro! No entanto, dado que há muitos Muçulmanos em Bali vindos de Java, Lombok e Sumatra, a carne de porco não é servida em todos os sítios (para quem não sabe, os Muçulmanos não comem carne de porco). Quando estivemos em Ubud, o Jorge comeu um tipo de Leitão assado na brasa (em nada semelhante ao nosso em sabor) muito típico daquela região e considerado uma iguaria.

1 comentário:

Célia Sousa disse...

Sempre me fascinou esta diferença brutal que existe entre culturas! É impressionante!
E quanto aos petiscos... bem devem ser deliciosos!

Já que aprendeste a fazer alguns...Bom apetite!!