sábado, 24 de maio de 2008

A religião

A grande maioria do povo Balinense é Hindu. Como tal têm rituais religiosos totalmente diferentes dos nossos. Por exemplo, ao logo do dia, por várias vezes, colocam oferendas aos Deuses – nos sítios mais estranhos que se possa imaginar – para pedirem protecção para si e para todos. Essas oferendas são colocadas especialmente antes das refeições, num pequenino cesto feito artesanalmente pelas mulheres, com comida – arroz, bolachas, rebuçados! – ervas, flores – entre elas a Frangipani e o Hibisco – dinheiro e claro, o incenso que perfuma toda a Ilha de Bali, pois está a queimar durante todo o dia algures numa oferenda colocada em algum sitio! Como os Balinenses têm muitos Deuses, têm que colocar oferendas para todos!

Estas oferendas são colocadas na praia (areia), nos passeios, nas rochas, nos pequenos “altares” que cada pessoa tem na sua casa ou Warung (os nossos chamados “snack-bar “), nos templos espalhados por toda a ilha e em qualquer local onde seja possível colocar uma oferenda! Acreditam que os Deuses se deslocam em animais encantados como Dragões alados, Pássaros e outros animais tal como os macacos que são sagrados em Bali e de que vos falarei noutro post.

Como o povo Balinense é muito religioso e tem muita fé, os homens adornam as orelhas com pequenas pétalas de flores e também colocam alguns grãos de arroz colados na testa. As mulheres adornam os cabelos com as mais lindas flores que já vi – Frangipani - o que lhes dá um ar muito belo e sereno. Também enfeitam os templos com flores e colocam a Frangipani na cabeça dos Deuses que são normalmente estátuas feitas em rocha vulcânica preta ficando com um aspecto muito tranquilo e belo.

A linha orientadora da sua religião é o Karma. O Karma é aquilo que nos acontece depois de morrermos e reencarnarmos. Assim, existe o bom e o mau Karma: se se praticar o bem nesta vida, na próxima voltaremos a encarnar numa pessoa de bem e com uma vida boa e feliz. Isto é o bom Karma. Se fizermos mal nesta vida, na próxima poderemos encarnar num animal – por exemplo cão, rato, etc. – ou então nascer com uma deficiência física ou psíquica, dependendo do mal que tenhamos feito nesta vida e levaremos uma existência infeliz. Este é o mau Karma.

Achei maravilhosa a explicação que eles têm para estas tristezas da vida. De facto, é mais simples explicar desta forma, do que da complexa forma que nós conhecemos por “genética”. Isto explica também o porquê de serem um povo tão pacífico e tão respeitador do próximo.

De todos os rituais Balinenses, o ritual da cremação é sem dúvida o mais importante. É feita uma celebração em massa em que todos se reúnem para enviar a alma falecida para o paraíso (ainda melhor do que Bali!).
Outro momento muito importante é o Ano Novo Hindu: O dia do silêncio. Neste dia, não se pode fazer fogo, ninguém pode sair às ruas, nenhum carro pode andar nas estradas e nenhum avião pode levantar ou aterrar. Até os turistas têm que permanecer nos hotéis (ainda bem que este ano, o Ano Novo Hindu foi a 7 de Março!!). O objectivo é levar os espíritos malignos a acreditarem que Bali foi abandonada e irem para outro sitio qualquer.

Claro que no dia seguinte, é festança de arromba, porque este povo não é muito de ficar por casa!

É assim que os Balinenses celebram a sua fé, que é muita.Com rituais e práticas simples, aprendem a respeitar o próximo e esperam ser também respeitados.

Sem comentários: