sexta-feira, 30 de abril de 2010

Lombok aqui vamos nós!!

São já amanhã as tão ansiadas FÉRIAS!!

Como a Ásia é a nossa paixão, este ano, e como não poderia deixar de ser, vamos novamente para o Oriente. Desta feita para uma ilha de seu nome Lombok, que fica mesmo ao lado de outra ilha não menos espectacular, Bali, onde já estivemos duas vezes. E dirão vocês: o mundo é tão grande, para quê ir sempre para o mesmo sítio? Pois bem, a resposta é simples e está sempre na ponta da língua: porque é paradisíaco, maravilhoso e fantástico, OK?

Bom, adiante, Lombok será então o nosso próximo destino de férias. A viagem já está marcada: Porto-Frankfurt-Singapura-Lombok. Tudo isto são dois dias de viajem, com escala de uma dia em Singapura (para matar saudades) e durante 22 dias iremos desfrutar de tudo o que Lombok tem para nos oferecer: praia, sol, calor, um povo maravilhoso, uma natureza espectacular, locais de mergulho de revista, ondas soberbas, comida asiática indonésia (se for como a de Bali é excelente), entre muitas outras coisas.

Em Singapura ficaremos, à semelhança da última vez, no Hangout MT Emily. É excelente para quem está de passagem e a relação qualidade/preço é muito boa.

Depois, o primeiro ponto de paragem em Lombok já está marcado: Heaven on the Planet será a nossa primeira paragem. Seguir-se-à o Novotel Lombok e depois estaremos por nossa conta, porque com o susto do vulcão decidimos não marcar mais nada, não fosse a coisa dar para o torto. Assim, preferimos marcar quando chegar-mos ao local!!

Espero que sejam umas férias fantásticas, com muito de tudo o que é bom. Se puder venho aqui dar novidades, se não, conto tudo quando chegar. Sim, porque o meu blogue também merece umas férias... !!!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Meu querido Dr. Vicente...

Pois é, agora que o vulcão está calmo (até ver), que tudo está a postos para a grande jornada, o tempo por cá até está muito catita, não é que tinha que apanhar uma otite?!?!?!?!

Juro!! Só mesmo a mim. Como se não basta-se uma crise de rinite e sinusite a ajudar à festa...
Tudo aquilo que um mergulhador dispensava perfeitamente nas férias acontece-me a mim... só a mim... e tudo por causa do FDP do Ar Condicionado! Odeio Ar Condicionado!!

O Inverno foi tão rigoroso e agora que vem o calor, em vez de o aproveitarem, não, matam mas é saudades do dito com o AC no máximo... sem comentários!!

Moral da história: hoje quando saí da Lipor fui direitinha ao consultório do Dr. Vicente, o meu querido Otorrinolaringologista, que ainda me deu um sermão por me ter deixado andar assim (na verdade, já estou assim há uns 4 dias...).

Mostrou-me a minha otite de estimação e disse que água neste ouvido nem pensar!!! Como assim Dr. Vicente? Como vou fazer mergulho??? E dar altas toladas naquelas águas quentes e azul-cristalino??? Pois é, disse ele, você é aquela minha doente mergulhadora, já me esquecia!!!

Então, lá puxou da caneta e passou-me uma receita que me vai por boa (espero eu) num instante. No entanto, quanto ao mergulho, é melhor ver se isso fica mesmo bom, disse ele, por causa da compensação.

Adoro o Dr. Vicente. Graças a ele, desde que me foi diagnosticada rinite e sinusite há uns 3 anos atrás, sempre que sou apanhada nestas malhas ele receita-me umas bombas que me põe como nova. E o curioso é que é sempre por alturas das férias... porque será??

domingo, 25 de abril de 2010

O poder das redes

Ontem tive uma fantástica experiência. Encontrei alguns colegas do 7.º Ano (peço desculpa mas não sei a que ciclo é que isto corresponde...) que estudaram comigo no Externato S. José de Sacavém e na Escola Secundária de Sacavém, que há muito procurava e tinha perdido o rasto.

E, claro está, foi no Facebook.

É maravilhoso como esta rede social nos aproxima e nos encontra. Fiquei muito feliz por isto ter acontecido pois não esperava ao fim de 25 anos saber notícias destas pessoas.

Com a minha vinda para a Maia aos 16 anos e com o tempo, acabei por perder a ligação, embora numa ou noutra situação não consiga compreender porquê, mas o facto é que perdi e agora, 25 anos depois e graças ao Facebook, consegui reestabelecer. Um dos meus colegas, o João, já tinha encontrado, num daqueles acasos inexplicáveis da vida, numa viagem de trabalho a Lx. Daí a encontrá-lo no FB foi um pulinho.

Mas os outros, nunca mais tinha conseguido. Apenas sabia os seus nomes e, se tal como eu, tivessem mudado, então estariam perdidos para mim para sempre.

Se souberem de mais alguém que esteja na rede, por favor, digam-me. Gostava muito de saber notícias de todos, ok?

Adoro esta rede e só diz mal dela quem ainda não aderiu!!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Reina de novo a normalidade

Após tantos dias de angústia, parece que a normalidade volta a reinar.

Já não se houve falar de aeroportos encerrados e o vulcão está a dar tréguas.

Agora, já em contagem decrescentissima, começa o aperto de ter que deixar tudo em ordem na empresa para a longa ausência. São os momentos que eu mais detesto visto que, necessitava assim de uns 2 meses para deixar tudo mais ou menos "guiado" (lol)!

Mas tenho apenas uma semana que vai ser de loucura total e, claro está, nada vai ficar resolvido, mas quando regressar, há mais...

Fico é sempre com aquela sensação de angústia de que me esqueci de qualquer coisa, de deixar alguma recomendação, de passar algum assunto para as minhas colegas, de deixar a mensagem de ausência do escritório no outlook, de enviar aquele e-mail nojento aos colegas a dizer "De tantos a tantos não estarei por motivo de férias" (que eu própria odeio receber mas que adoro enviar digamos que é um pouco de vingança...), enfim, parece que um bocado de mim fica preso e necessita ser arrancado.

Mas quando entro no avião (e só mesmo nessa altura...) e descolo, deixo tudo para trás e a expectativa do que me espera invade-me de uma forma fantástica...

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Parece que finalmente está mais calminho

Mas continuo desconfiada... isto das forças da natureza tem muito que se lhe diga!!

Vêm sem avisar, provocam um estardalhaço dos diabos e depois, como quem não quer nada, saem de mansinho como que quase sem deixar rasto...

A mim não me engana! E o amiguinho dele está à espreita preparadinho para nos pregar um susto valente. Com a minha sorte, vai ser mesmo quando estiver em Lombok, está-se mesmo a ver...

Bem, o que se segue é que os aeroportos e a navegação aérea estão lentamente a regressar à normalidade. O vulcão já não abre os telejornais e já não tem tanto destaque nos jornais on-line, o que não deixa de ser um excelente sinal.

Segundo informação do Público: "Os voos cancelados nos aeroportos portugueses ascenderam hoje a 94, no período entre as 00h00 e as 12h00, informou a ANA - Aeroportos de Portugal. Contudo, o tráfego aéreo ficará normalizado amanhã."

É, ao que tudo indica, vou puder viajar, mas ainda nã estou muito certa!!

domingo, 18 de abril de 2010

E o caos continua...

Não há boas notícias. Pelo contrário. As previsões avançadas relativamente à rota da nuvem de cinzas falharam redondamente. Neste momento esta desloca-se para leste e sul da Europa, já tendo chegado ao norte da Itália e tendo sido detectados vestígios em Espanha. Por este andar, até chegar a Portugal vai ser um tirinho...

Na última erupção do vulcão, há 200 anos atrás, este expeliu lava e cinza durante um ano. Esta catástrofe para a aviação mundial, já é considerada pior do que o 11 de Setembro e se continuar assim, vai ser a ruína total para a aviação e para a economia mundial.

Conforme informação avançada pelo público "Um cenário que seria catastrófico para a indústria aeronáutica. A Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) revelou ontem que os custos operacionais (voos anulados e impacto nos aeroportos) da suspensão são já superiores aos do 11 de Setembro, quando o espaço aéreo dos EUA esteve encerrado três dias. E lançou um alerta: "Também no plano financeiro, o impacto da situação arrisca-se a ser mais grave do que em 2001." A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) - que na véspera calculara o prejuízo diário sofrido pelas transportadoras em 147 milhões de euros - não esconde algum pânico. "Estamos já no terceiro dia de paralisação e não vemos uma luz ao fundo do túnel", disse um porta-voz. "

E, claro, com todos os aeroportos Alemães encerrados, cada vez se desenha de forma mais nítida o destino das minhas queridas, adoradas e desejadas férias...

sábado, 17 de abril de 2010

Que angústia

A coluna de fumo e a actividade do vulcão não têm fim à vista. A situação está cada vez pior. Já estou mentalizada para dizer bye-bye às férias...

Mais de 350 voos cancelados até ao meio dia nos aeroportos portugueses é a última notícia avançada pelo público. Ainda segundo este jornal "O maior impacto da erupção do Eyjafjallajokull, um vulcão escondido sob o quinto maior glaciar da Islândia, pode estar para vir. Os peritos em vulcanologia temem que esta erupção possa vir a despertar o Katla, um vulcão maior e mais "agressivo", a alguns quilómetros de distância, que está adormecido desde 1918...Comparado com o Katla, o Eyjafjallajokull é um pequeno vulcão"

Ai, ai... a Terra está mesmo a espreguiçar-se: primeiro o Haiti, depois o Chile, a China , as dezenas de vezes na Indonésia e agora "arrotou" na Islândia.

Não tarda nada está a fazer das suas nos Açores!! Claro que pior ainda estão os Islandeses que foram desalojados devido às inundações provocadas pelo degelo do glaciar: "O calor derreteu um terço do gelo que cobria a cratera do vulcão, causando inundações. Este tem sido o maior problema para as pessoas que vivem perto do vulcão. Na noite de quinta-feira, 800 habitantes das proximidades do glaciar foram obrigados a abandonar as suas casas. De acordo com a Protecção Civil, ontem já todos tinham regressado, à excepção dos cerca de 50 moradores de 20 quintas. Mas "se virmos que o nível das águas está a subir de novo, não hesitaremos em retirar de lá aquelas pessoas outras vez", garantiu Kjartan Thorkelsson, chefe da polícia local."

Uma vez mais a Terra nos alerta para o facto de que, contra o seu poder ninguém consegue lutar...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Só a mim...

Hoje estou "podre" e o motivo é extremamente simples: o vulcão Eyjafjallajokull entrou em actividade após estar adormecido há 200 anos. Podia entrar em actividade noutra altura qualquer...podia... mas foi agora!

E porque é que isto me deixa "podre"? Pois bem, porque daqui a 15 dias vou de férias para a Indonésia (ou melhor, não sei se vou) e os Aeroportos Europeus, mais concretamente o de Frankfurt onde vou fazer escala está encerrado devido à coluna de fumo de 16 km que se está a abater sobre o espaço aéreo Europeu.

Já foram cancelados 17000 voos em toda a Europa e o cenário não é nada animador. Supõe-se que esta situação se prolongue durante algumas semanas...

E como se isto já não fosse mau de todo, ainda há a possibilidade de um outro vulcão, maior do que este, que está mesmo ao lado, entrar também em erupção, visto ser o que acontece normalmente. Ou seja, nesse caso, acho que não vou de férias nos próximos 10 anos.

Já estive em países vitimas de atentados à bomba, terramotos, tsunamis e nunca isso foi impedimento para gozar umas merecidas e fantásticas férias. Vem agora um chunga de um vulcão com um nome que, enfim, e tenta pôr termos às minhas férias. Para agravar a situação, já está tudo marcado em termos de passagens aéreas e alojamentos. Esta bota é que não sei como vou descalçar... Só a mim...

terça-feira, 13 de abril de 2010

Finalmente a estreia...

da época balnear!!! Foi um sucesso!!! No Domingo passado lá fomos nós de armas (de caça submarina) e bagagens (toalha, protector, guarda-sol, cadeira,...) para a nossa muito querida praia da Aguçadoura.

Não pudemos ficar no Social pois estava a haver campeonato de pesca, mas fomos para o Paimó, que está com muito mais areia e muito menos confusão.

Chegámos pelas 11h00. Nem uma brisa... o mar um lago... ideal para a caça e para a caminhada.
O Sol transbordava do céu azul como o mar e o mar azul como o céu... Sei lá, tantas emoções não são fáceis de exprimir...

Adiante, depois de 45 min. de uma árdua caminhada, estendi-me ao Sol e só me levantei para tomar 3 banhos de mar (sim, a água estava gelada, mas é o que temos e para curar uma ressaca de Inverno, nada como a verdadeira água do Norte!) e, às 14h00, para ir almoçar ao Sr. Norberto a melhor salada de Atum do mundo!!

Depois voltámos para a praia. Pensava eu que se tinha levantado a verdadeira Nortada quando, para meu grande espanto, nem uma brisa!!
Se todos os dias de Verão fossem assim, seria o melhor Verão de sempre!!

Quanto à caça, nada para a janta (embora tenha visto alguns caçadores sairem com polvos. Mas o meu Jorge é mesmo assim: liga mais à paisagem submarina que propriamente à fauna...), mas a alma cheia de calor e felicidade!!

domingo, 4 de abril de 2010

Os primeiros raios de Sol!!!

Quem me conhece sabe que tenho uma particularidade que me caracteriza: tenho HORROR a festas: Natal, Páscoa, Carnaval e afins para mim são detestáveis e perfeitamente dispensáveis. Não compreendo o espírito de "manada" que se abate sobre as pessoas nestas alturas, em que só pensam em estar em grupo (ainda que no resto do ano quase não se vejam, mas como é Natal, tem que se estar com a família...), torna-se impossível ir a qualquer lugar público tipo restaurante ou shopping pois está tudo congestionado, come-se como se não houve-se amanhã e o instinto consumista adquire nestas alturas o seu ponto máximo e completamente despropositado. Enfim, só inconvenientes.

No entanto, tenho que admitir que todas estas quadras têm uma coisa excelente: os dias de "férias" que nos proporcionam. É verdade, reconheço e dou a mão à palmatória neste aspecto.
Foi o que aconteceu esta Páscoa, em que aproveitámos estes 3,5 dias para rumar a Peniche e aproveitar um tempo maravilhoso (fresco mas solarengo) cheio de ar livre e descanso, longe dos cabritos assados e das amêndoas e ovos de Páscoa (que eu adoro mas que não posso tocar por causa da dieta).

Pudemos já apanhar os primeiros raios de sol e tirar de cima estas cores" branco-florescente" que nos têm coberto o corpo durante todo o inverno.

O Jorge tem um tom moreno todo o ano, fruto do surf, mas eu até pareço uma lula!! Credo!! Que cor pavorosa!! Mas estes dias já deram para adquirir uma cor normal. Que felicidade poder sentir o calor do sol! E a luz do Sol! E o cheiro do Mar!! E a areia nos pés!! Quanto à água ainda é cedo, está um pouco fria!

E, como as férias estão quase, quase aí, há que começar a preparar o corpo e o espírito!!