sábado, 17 de abril de 2010

Que angústia

A coluna de fumo e a actividade do vulcão não têm fim à vista. A situação está cada vez pior. Já estou mentalizada para dizer bye-bye às férias...

Mais de 350 voos cancelados até ao meio dia nos aeroportos portugueses é a última notícia avançada pelo público. Ainda segundo este jornal "O maior impacto da erupção do Eyjafjallajokull, um vulcão escondido sob o quinto maior glaciar da Islândia, pode estar para vir. Os peritos em vulcanologia temem que esta erupção possa vir a despertar o Katla, um vulcão maior e mais "agressivo", a alguns quilómetros de distância, que está adormecido desde 1918...Comparado com o Katla, o Eyjafjallajokull é um pequeno vulcão"

Ai, ai... a Terra está mesmo a espreguiçar-se: primeiro o Haiti, depois o Chile, a China , as dezenas de vezes na Indonésia e agora "arrotou" na Islândia.

Não tarda nada está a fazer das suas nos Açores!! Claro que pior ainda estão os Islandeses que foram desalojados devido às inundações provocadas pelo degelo do glaciar: "O calor derreteu um terço do gelo que cobria a cratera do vulcão, causando inundações. Este tem sido o maior problema para as pessoas que vivem perto do vulcão. Na noite de quinta-feira, 800 habitantes das proximidades do glaciar foram obrigados a abandonar as suas casas. De acordo com a Protecção Civil, ontem já todos tinham regressado, à excepção dos cerca de 50 moradores de 20 quintas. Mas "se virmos que o nível das águas está a subir de novo, não hesitaremos em retirar de lá aquelas pessoas outras vez", garantiu Kjartan Thorkelsson, chefe da polícia local."

Uma vez mais a Terra nos alerta para o facto de que, contra o seu poder ninguém consegue lutar...

Sem comentários: